18 de abril de 2010

Noturno [5]

Acabei de concluir a leitura.

No geral gostei do livro.  Um pouco previsível de vez em quando, e, conforme havia dito antes, fica aquele gosto ruim de que o livro acabou sem ter terminado.  Vou ter que esperar mais dois anos para ver a Trilogia da Escuridão terminada.  Mas no geral acho que o primeiro volume vale a pena.

Desde o meu último post passei por vários capítulos, mas não vou tentar resumí-los aqui, até para não estragar a história para aqueles que ainda pretendem ler o livro.  Mas é claro que meus comentários contém spoilers.  Não sou crítico literário, e o conteúdo deste blog não deve ser encarado como uma crítica.  Escrevo mais para registrar minhas percepções do que efetivamente comentar alguma coisa.  Este blog é mais para mim mesmo do que para qualquer outro.

Mas enfim, vamos à minha análise: gostei muito da inclusão do exterminador de pragas à trama, ele adiciona muitas informações interessantes a respeito de Nova York e até mesmo oferece dados interessantes à estratégia dos caçadores de vampiros.  Ao mesmo tempo, a elucidação de que há outros vampiros iguais ao "Mestre", e que existe um certo tipo de pacto entre eles é igualmente interessante, e deixa antever temas que certamente serão importantes nos próximos livros.

Há ainda um sem número de questões sem respostas: como o vampiro conseguiu retirar seu caixão do hangar da Régis Air sem que as câmeras de segurança conseguissem registrar nada ?  Porque ele foi tão rápido ali e não tão rápido na batalha final com os caçadores ?  Qual o objetivo do ataque ao avião ?  Como ele conseguiu atacar tantos passageiros tão rapidamente ?  Como nenhum deles parece ter notado qualquer coisa, mesmo os quatro sobreviventes ?  Porque Sardu parece ter feito questão de salvar Bolivar ao se ver oressuibadi oekis caçadores ?  O que Setrakian quis dizer quando falou "ele não é desta terra" ?  Ele se referia à América ?  Ou ao planeta ?

Bom, vamos ter que esperar.  Mas não acho que todas estas perguntas vão ser respondidas.  Quero dizer, toda a história do ataque ao vôo 753 ocorreu logo no início do livro, e não foi respondida até o final.  O assunto esfriou, não acho que eles vão retomá-lo num próximo volume ...  Mas vamos ver.

Agora acho que vou partir para ler os presentes que ganhei hoje ...

Nenhum comentário: